O que é o Vinho?

O vinho é uma bebida alcoólica elaborada a partir da fermentação do sumo da uva. A uva é o fruto da videira, uma planta trepadeira que é cultivada desde há milhares de anos e que se desenvolve, maioritariamente, nas regiões de clima temperado.

Existem várias espécies de videira, sendo que a mais frequente na produção do vinho é a Vitis vinifera. A uva vinífera (Vitis vinífera) é mais pequena e mais doce do que a uva de mesa (Vitis lambrusca) e contém todos os elementos necessários para a produção do vinho: açúcar, água, ácidos, sabores, cor e taninos. A uva é composta por três elementos com propriedades distintas: 1) a pele ou película é responsável pela cor, taninos, sabores e aromas do vinho e contém leveduras que auxiliam a fermentação (transformação do açúcar em álcool); 2) as grainhas, isto é, as sementes, conferem ao vinho taninos (mas raramente são esmagadas); 3) a polpa é constituída por cerca de 80% água e contém também sais minerais que alimentam as leveduras, açúcares e acidez.

Existem também várias variedades de uva (castas), que se distinguem pelo sabor, aroma, rendimento, resistência a doenças, etc. Os vinhos podem, por isso, ser produzidos com apenas uma casta (mono varietal) ou com várias castas (blend).

A videira dá fruto uma vez por ano e a vindima, isto é, a colheita das uvas, ocorre quando as uvas amadurecem. No hemisfério Norte a vindima ocorre geralmente entre Agosto e Outubro. No hemisfério Sul a vindima ocorre geralmente entre Fevereiro e Abril. Após colhidas, as uvas são vinificadas, sendo que o processo de vinificação é distinto para os diferentes tipos de vinho.
O vinho é composto por água, álcool e outros componentes como açúcares, ácidos, minerais, sulfitos, fenóis, etc., que conferem ao vinho características únicas.